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UNIDADES FISCAIS
URM - R$ 3,33
Secretarias - Secretaria da Cidadania e Assistência Social
  Secretaria da Cidadania e Assistência Social
Responsável:
Maria Rita Cardozo
Email:
Telefone:
(51) 3446-3731
Endereço:
Rua Dois de Novembro, 49, Centro.
Horário de Atendimento:
De segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h.
PERFIL
A SMCAS é responsável por garantir os direitos e o acesso a bens e serviços a cidadãos e grupos em situação de vulnerabilidade, risco social e pessoal, por meio da formulação, coordenação e avaliação da política de assistência e desenvolvimento social e da realização de parcerias e transferência e geração de renda. Hoje, a SMCAS está divida em sete áreas, onde trabalham 163 colaboradores: Direitos Humanos, Gestão do Fundo, Assistência Social, Média e Alta Complexidade, Proteção Social Básica, Cadastro Único e Acessuas.
O Acessuas, programa de promoção ao acesso ao mundo do trabalho, busca a autonomia das famílias usuárias da política de assistência social, por meio da qualificação e integração ao mundo do trabalho. Neste ano foram pactuadas com o sistema S - Senac, Senai e Senat - 1.225 vagas.
A Gestão do Fundo está sendo implantada agora e trabalha com a parte financeira dos recursos federais repassadas ao fundo municipal.
O Cadastro Único é o setor responsável por cadastrar as famílias que vivem com renda de até três salários mínimos. Hoje o município tem inseridas no cadastro único 22.324 famílias, sendo destas 11.795 famílias beneficiárias do Bolsa Família.
A Proteção Social Básica é responsável pelos Centros de Referência em Assistência Social, que hoje são cinco e possuem 14 mil famílias referenciadas. Os Cras fazem cerca de 5.441 atendimentos por ano.
Os Direitos Humanos são responsáveis por políticas de inclusão social e pela Campanha do Agasalho. Os Direitos Humanos também assistem aos povos indígenas e quilombolas.
O Departamento de Assistência Social tem a incumbência de gerir todos os programas sociais.
A Média e Alta Complexidade cuida dos atendimentos prestados no Centro de Referência Especializado em Assistência Social e nos abrigos. Trabalha também com o programa de apadrinhamento afetivo. 
Prioridade da Secretaria:
Promover a proteção social, a vigilância socioassistencial e a defesa de direitos, conforme preconiza o SUAS – Sistema Único de Assistência Social, ocupando-se em proteger a vida, reduzir danos a incidência de riscos sociais. Garantindo os princípios da universalidade onde todos têm o direito à proteção, ser respeitado, garantir a autonomia do cidadão, sem discriminação ou exposição de qualquer condição vexatória. A gratuidade do atendimento sem exigência de contribuição social. Possibilitar acesso as demais políticas públicas e respeito às diversidades. Promover através dos Serviços: Acolhida, Condições de recepção, escuta profissional qualificada, informação, concessão de benefícios ( eventuais e continuados), convívio ou convivência familiar e comunitária, fortalecimento dos vínculos familiares e seu pleno desenvolvimento de autonomia, promover o exercício habilidades e capacidades ao exercício da cidadania e no enfrentamento a pobreza, da extrema pobreza e das desigualdades sociais, através do Beneficio Bolsa Família e Programa Nacional de Promoção ao acesso ao Mundo do Trabalho- ACESSUAS TRABALHO, que venha a ser: curso de qualificação profissional PRONATEC, inserção no mundo do trabalho e estrategias que visem superar a situação de pobreza e vulnerabilidade social através do trabalho. Nas questões de risco pessoal e social ofertar serviços especializados que visam superar situações de violência, abuso sexual, vivência de rua de crianças, adolescentes, mulher, família, idoso, pessoa com deficiência entre outros, sendo implantando até fevereiro/2014 O Centro de Atendimento Dia da pessoa adulta de rua. Ainda trabalhado com medidas socioeducativas de liberdade assistida e prestação de serviços à comunidade. Na Proteção Social Especial de Alta Complexidade temos Casas lares e abrigos para crianças e adolescentes, casa lar idoso, implementado a partir de janeiro/2014 Albergue para pessoa adulta. Lembramos que a politica de Assistência Social esta organizada através da Proteção Social Básica – através dos CRAS – considerado a porta de acesso a assistência social, Proteção Social Especial de Média Complexidade – CREAS – situações de risco social e Proteção Social de Alta Complexidade – Abrigo, casa lar, albergue. Ressaltamos ainda, as áreas ligadas a gestão assim como: Vigilância social, gestão do fundo, assessoria jurídica, gestão de benefícios, suporte administrativo e Departamento de Cidadania e Direitos Humanos.
Endereço: Rua Dois de Novembro, 49, Centro 
Horário de atendimento: de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 12h e das 13h30 às 17h
Secretária: Maria Rita Cardozo
Diretor-geral: Carlos Pires
Telefones
Geral: (51) 3485.8340 e 3485.6149
Cadastro Único: Rua Dois de Novembro, 49, Centro - telefone 3446.3731
Horário de atendimento: de segunda a sexta-feira, das 8 às 11h e das 13h às 16h30
 
Acessuas (cursos profissionalizantes): Rua Dois de Novembro, 49, Centro - telefone 3485.6446
Horário de atendimento: de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h
 
CREAS: Av. Bento Gonçalves, 653, Centro - telefone (51) 3485.1596
Horário de atendimento: de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h
CRAS Centro Tarumã: Rua Jorge Kalil Flores, 231 – Centro - Fone: 3492- 3315 (a partir do dia 31 de janeiro entrará em obras, e o  atendimento será realizado no Sindicato dos Comerciários / rua Jorge Kalil Flores, 241, subssolo)
Horário de atendimento: de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h
 
CRAS São Lucas: Av. Senador Salgado Filho, 4661 – São Lucas - Fone: 3492- 2607
Horário de atendimento: de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h
 
CRAS São Tomé Martinica: Rua Canguçu, 75 – Planalto - Fone: 3444- 1263
Horário de atendimento: de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h
 
 
CRAS Monte Alegre: Rua Amazonas, 740 – Monte Alegre - Fone: 3493.7602
Horário de atendimento: de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h
 
CRAS Rural Itapuã: Rua Gaspar Silveira Martins, 166 – Itapuã - fone: 3494.1230
Horário de atendimento: de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h
 
CRAS Rural Águas Claras: ERS 040, nº 18.919, km 27, no prédio da antiga escola Apolinário  - Fone: 3498.2478 
Horário de atendimento: de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h
 
Pronto Atendimento Social 24 horas: Av. Senador Salgado Filho, 9214, Krahe - telefone 3485.9870
Serviço de Atendimento à Mulher: Av. Senador Salgado Filho, 9214, Krahe - telefone 3446.6301
Horário de atendimento: de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h
Conselhos - Cmas, Compede, CMI, Conjuve, Convisan: 3435.8382, Covidica: 3485.8954
Av. Senador Salgado Filho, 9214, Krahe 
 
Conselho Tutelar Sede: Av. Senador Salgado Filho, 9214, Krahe - 3485.2078
Horário de atendimento: Nas segundas, terças, quintas e sextas-feiras, das 8h às 12h e das 13h30 às 17h30. Nas quartas-feiras o expediente é interno.
 
Conselho Tutelar 4º e 8º Distritos: Av. Senador Salgado Filho, 4127, Viamópolis - 3444.1603
Horário de atendimento: Nas segundas, terças, quintas e sextas-feiras, das 8h às 12h e das 13h30 às 17h30. Nas quartas-feiras o expediente é interno.
 
Conselho Tutelar Rural: ERS 040, nº 18.919, km 27, no prédio da antiga escola Apolinário - 3498.2412
Horário de atendimento: Nas segundas, terças, quintas e sextas-feiras, das 8h às 12h e das 13h30 às 17h30. Nas quartas-feiras o expediente é interno.
 
Centro POP: Rua Antônio Vivaldi, 454, São Lucas - 3446.4888
Horário de atendimento: Nas segundas, quartas, quintas e sextas-feiras, das 8h às 12h e das 13h às 17h. Nas terças-feiras o atendimento é só das 8h às 12h. À tarde o expediente é interno.
Albergue noturno Santa Edwiges: Travessa Farroupilha, 280, parada 46, Orieta - 3446.1472
Horário de acolhimento e ingresso: Diariamente, das 17 às 19 horas
 
 
 Gabinete do Secretaria:




Direção Geral




Fundo Municipal de Assistência Social- FMASGestão financeira e orçamentária das assistência social que implica na observância dos princípios da administração pública, em especial: legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência.
Fundo local onde deve estar alocadas as receitas e execução das despesas relativas ao conjunto de ações, serviços, programas, projetos e benefícios.

Fone: 34856149 R. 209smas.smcas@viamao.rs.gov.br


Assessoria jurídicaPrestar assessoria jurídica a SMCAS









Departamento de Assistência Social - DASGerenciador da política de assistência social em conformidade com o SUAS
Fone: 3485.8340das.smcas@viamao.rs.gov.br






Administrativo DASApoio administrativo do DAS
3485.8340

Vigilância Social
 

é uma área vinculada à Gestão do SUAS que tem como responsabilidade a produção, sistematização e análise de informações


Fone: 3485-8340
R. 216carmen@pmviamao.com.br
Monitoramento AvaliaçãoTem por objetivo acompanhar e avaliar os programas, projetos e serviços através da produção de dados.
Fone: 3485-8340
R.216truyllio@hotmail.com






Gestão de BenefíciosGerencia os benefícios eventuais e continuados da SMCAS
Fone: 3485.6149 R. 214adm.smcas@viamao.rs.gov.br
Proteção Social Básicaprevenir situações de risco por meio do desenvolvimento de potencialidades e aquisições, e o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários. Destina-se à população que vive em situação de vulnerabilidade social decorrente da pobreza, privação e, ou, fragilização de vínculos afetivos –
Fone: 3485.8340psbasica.smcas@viamao.rs.gov.br






CRAS- Centro TarumãCentros de Referência da Assistência Social – CRAS unidades básicas e públicas de assistência social, bem como de forma indireta nas entidades e organizações de assistência social da área de abrangência dos CRAS.Porta de entrada da Assistência social. Organizado por territórios.051-3492-3315cras-centro-taruma@pmviamao.com.br
CRAS- São Lucas051-3492-2607fernandadutra@pmviamao.com.br
CRAS- São Tomé051-3444-1263pfeifferabril@gmail.com
CRAS- Monte Alegre051-3435-0346priscilagrassinha@hotmail.com
CRAS- Rural Itapuã051-3494-1230crasrural@pmviamao.com.br
Proteção Social Especial de Média ComplexidadeSão considerados serviços de média complexidade aqueles que oferecem atendimentos às famílias e indivíduos com seus direitos violados, mas cujos vínculos familiar e comunitário não foram rompidos.
051-3485-1596 
as.carlabaptista@bol.com.br
CREAS- Centro Referência Especializado de Assistência SocialUnidade pública de atendimento especializado à famílias, indivíduos em situação de risco social.
051-3485-1596 
creas.smcas@viamao.rs.gov.br
Centro Dia para População Adulta de RuaUnidade publica para atendimento dia a pessoas em situação de rua. Acolhidas, recebem kit de higiene pessoal, podem tomar banho e se alimentar. Os usuários também têm atendimento psicossocial e participam de oficinas de socioeducativas. As atividades são voltadas para a reinserção familiar dessas pessoas.Carla Sinara3446.4888

Proteção Social Especial de Alta ComplexidadeNível de proteção social que garante proteção integral – moradia, alimentação, higienização e trabalho protegido para famílias e indivíduos que se encontram sem referência e, ou, em situação de ameaça, necessitando ser retirados de seu núcleo familiar e, ou, comunitário.
051-3485-8340 
spespecial.smcas@viamao.rs.gov.br
Equipe técnicaRealizar um trabalho de supervisão, assessoria e monitoramento as entidades conveniadas.
051-3485-8340


ConveniadasCasa Lar Criança e Adolescentes



conveniadasCasa Abrigo Criança e Adolescentes



conveniadasCasa Lar Idoso



conveniadasAlbergue População Adulta de Rua



conveniadasCasa de passagem das mulheres em situação de violencia


Cadastro Único/ Bolsa FamíliaSistema de cadastro que proporciona a inclusão da família num registro das informações de base nacional de dados, para concessão de benefícios socais, assim como Bolsa Família.Coordenação

Fone: 3446-3731 
rose.scc@hotmail.com
ACESSUAS TRABALHOO Programa de Promoção do Acesso ao Mundo do Trabalho- busca a autonomia das famílias usuárias da Política de Assistência Social, por meio da articulação e da mobilização à integração ao mundo do trabalho.Coordenação Fone: 3485-6446 
acessuas.smcas@viamao.rs.gov.br
Departamento de Cidadania e Direitos HumanosDefesa da Violação de Direitos.
Promoção dos Direitos Humanos de toda a populaçãoDiretor

Fone: 3485-8340



Setor de relacionamento as EntidadesFiscalização e acompanhamento sobre os serviços assistenciais prestados pelas Entidades.
Confecção do Atestado de Funcionamento
Fone: 3485-8340















Fabrica da CidadaniaRecebimento e distribuição de doações de roupas, móveis e eletrodomésticos (encaminhados pelos CRAS).
Campanha do Agasalho Inverno e Verão.
Oficinas de corte e costura, tricô, entre outras. 
 
 
 

Fone: 3485-8340



Disque 100Recebimento das Denúncias referentes a Violação de Direitos.
Repasse aos órgãos de proteção social do DAS para averiguar e acompanhar o caso.
Retorno à ouvidoria da SDH/PR. 
 
 

Fone: 3485-8340



Povos Tradicionais
 
 

Assessoria aos Povos Tradicionais:
 
Comunidades:
Quilombolas e Indígenas.
Fone: 3485-8340









Pronto Atendimento Social 24 Horas - PAS

3485-9870

Delegacia da Mulher




Programa de Atenção às Mulheres

3446-6301

Casa dos Conselhos




Pronto Atendimento 24 horas para benefícios eventuais




Politicas Integradas




Departamento AdministrativoApoio administrativo para todos os setores, CREAS e CRAS
3485-6149

adm.smcas@viamao.rs.gov.br
Setor de ComprasEncaminhamento de compras de materiais e demais contratações de serviços.
3485-6149

 
sirlenisilva@ig.com.br
pedrojacog@ig.com.br
Setor de Patrimônio e Entrega de MateriaisControle de materiais permanentes e abastecimento de materiais.
3485-6149

adm.smcas@viamao.rs.gov.br
Setor de Recursos HumanosControle de folha ponto, efetividade, férias, atestados e demais atributos do RH.
3485-6149

rh.smcas@viamao.rs.gov.br






 
 
CONSELHOS DE DIREITOS
 CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social.Delibera sobre a política de assistência social e realiza controle social desta.Presidente
Francisco de Assisassisbrady@hotmail.comFone: 3435-8382
COMPEDE – Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com DeficiênciaAcompanhar e fiscalizar a política da pessoa com deficiência e realizar o controle socialMagda Rodriguescompedeviamao@hotmail.comFone: 3435-8382
CONJUVE – Conselho Municipal da Juventude e CidadaniaDelibera sobre a política da juventude e realiza o controle social(inativo)conjuveviamao@gmail.comFone: 3435-8382
COVIDICA – Conselho Viamonense dos Direitos da Criança e do AdolescenteDelibera sobre política da criança e do adoslecenteDilva Ávilacovidicaviamao@gmail.comFone: 3485-8954
CONVISAN – Conselho Viamonense de Segurança Alimentar e NutricionalPropõe e delibera sobre a política da segurança alimentar e nutricionalLuiz Alberto Silveiraconvisan_viamao@yahoo.com.brFone: 3435-8382
CMI – Conselho Municipal do IdosoFiscaliza e delibera sobre a política da pessoa idosaLuci Alfonso
Fone: 3435-8382
CMC – Conselho Municipal da CulturaPropõe e delibera sobre a política da culturaRicardo Baldez


COMAD – Conselho Municipal Anti DrogasDelibera e fiscaliza a política sobre drogas



 
 
 
 
 
FROTA DE VEÍCULOS
 Frota de VeículosGestor da frota - SMCAS
pedrotrevisan49@gmail.comFone: 3485-8340
R213






 

 
 
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Localização Praça Júlio de Castilhos, s/n
CEP: 94410-055 - Viamão/RS
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